http://olivettiverde.wordpress.com/

quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

Resenha Madame Bovary


Sinopse - Madame Bovary - Gustave Flaubert
A personalidade literária de Flaubert, dotada de agudo senso crítico que o distanciou do exaltado gosto romântico da época, levou-o a tornar-se um dos maiores prosadores da França no século XIX. O romance "Madame Bovary" é a sua obra-prima. Baseado em fatos da vida real, o livro, que Flaubert levou cinco anos para escrever, causou forte impacto, a ponto de gerar o processo no qual o autor escapou de ser condenado à prisão, graças à habilidade da defesa, que transformou a acusação de imoralidade na proclamação das intenções morais e religiosas do autor. Nem moral, nem imoral, a narrativa é uma devastadora crítica das convenções burguesas do seu tempo.


Flaubert foi levado aos tribunais, onde utilizou a famosa frase "Emma Bovary c'est moi" (Emma Bovary sou eu) para se defender das acusações. Acusado de ofensa à moral e à religião, num processo contra o autor e também contra Laurent Pichat, diretor da revista Revue de Paris, em que a história foi publicada pela primeira vez, em episódios e com alguns pequenos cortes.

A Sexta Corte Correcional do Tribunal do Sena absolveu Flaubert, mas o mesmo procedimento não foi adotado pelos críticos puritanos da época, que não perdoaram o autor pelo tratamento cru que ele tinha dado, no romance, ao tema do adultério, pela crítica ao clero e à burguesia.

Trecho retirado do site "Wikipedia"



Resenha

Madame Bovary retrata a história de Emma, uma camponesa com sonhos burgueses. Inspirada pelos romances que lia, ela desejava do fundo de sua alma ter uma grande paixão, dessas avassaladoras e viver como rica. Provida de beleza e requintes exagerados para os padrões do meio em que vivia, vê em Charles, um médico talentoso e com potencial ao sucesso, a chance de ter seus sonhos realizados. E casa-se com ele. Porém, não conta que Charles tem hábitos camponeses, muito simples, tímido e sem o menor jeito para o que é requintado, ele a decepciona imensamente.

Enquanto Emma o despreza, Charles a idolatra e realiza todos os seus caprichos sem nenhuma objeção. Ele faz de tudo para vê-la feliz e ela se sente torturada apenas com a sua presença.

Madame Bovary se vê num tédio absoluto, trancada o dia todo em casa, cuidando dos afazeres domésticos (mais ou menos, visto que ela tem empregada) enquanto Charles trabalha o dia todo e chega com os pés sujos de lama. Emma passa os dias lendo romances e sonhando com um homem maravilhoso que a salve daquela opressão que ela vive. Nem mesmo sua filha consegue despertar nela a ternura de ser mãe. 



Tendo que conviver com o marido que ela tanto despreza, com a sogra que sempre os visita e a enche de críticas, Emma meio que “enlouquece” e passa a gastar grandes fortunas com vestidos caros e outras coisas da realeza. Ela simplesmente tenta levar uma vida de duquesa no meio que vive. O que não dá muito certo, visto que seu marido não tem condições para arcar com tanto.

Emma vai se tornando cada vez mais melancólica e impossível de agradar, mesmo com o marido e os amantes fazendo sempre de tudo para vê-la feliz.  Parece que nada a satisfaz. 
Ela sofria e remoía suas angústias o tempo todo. Tinha em si uma grande fome de ser feliz, mas não tinha forças para buscar a felicidade. Tudo o que ela considerava essencial estava muito longe de seu alcance. E isso fez dela uma mulher muito amargurada e cheia de vontades.



"No fundo do coração, entretanto, ela esperava que algo acontecesse. Como os marinheiros em perigo, ela lançava os olhos desesperados para a solidão de sua vida [...]. Não sabia o que seria, que ventos trariam esse acontecimento para si, para onde a levaria, se viria carregado de angústias ou de felicidade. Mas, cada manhã ao despertar, ela esperava o dia, ouvindo todos os ruídos, erguendo-se sobressaltada; e espantava-se por nada suceder. Ao pôr do sol ficava mais triste, desejando que o dia seguinte chegasse logo."Página 67

"Sua ternura, com efeito, aumentava cada vez mais, ao mesmo tempo que crescia a repulsa ao marido. Quanto mais se entregava a um, mais detestava o outro; nunca Charles lhe parecera tão desagradável , os seus dedos tão malfeitos , o espírito tão pesado, as maneiras tão comuns [...]"Página 193
Madame Bovary foi uma leitura muito gostosa, apesar de um clássico, ele é de fácil compreensão (você não perde horas caçando no dicionário o significado das palavras), te faz entrar naquele mundo. Por vezes me senti tão sufocada a ponto de pensar que eu era Emma Bovary, outras vezes, me senti sem fôlego, parecia que ela é uma amiga muito próxima e eu precisava tentava ajudá-la. Poucos livros fizeram eu me sentir tão próxima dos personagens.

Gostei muito e recomendo.

Um comentário :

  1. Madame Bovary é o primeiro romance da época de Transição,é lindo esse livro eu li quando estava no colegial e me apaixonei!Tem um também que tu vai amar em ler que é do mesmo estilo e época,se chama Senhora de José de Alencar....
    Ótima resenha,adorei os pontos que você comentou sobre o livro e com certeza apesar de ser um clássico e ter palavras e mais palavras de difícil entendimento é um livro fácil de se ler!
    Beijos....
    http://fomevontadeler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir